terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

paralisações e AYURVEDA

Não há nada como uma bela de uma paralisação de transportes públicos! E perdermos horas a tentar chegar aos nossos destinos. Tentativas claramente frustradas. Espero que, face a esta imposição de ter que faltar às aulas, tenha valido a pena esta greve. Porque os condutores perderam um dia de salário e eu a perder grandes oportunidades (I wish) de impressionar os professores. Temos (?) que chegar a algum lado.

Outra nova, descobri ontem que era KAPHA. Kapha é então um dos 3 doshas de uma antiga prática holística chamada AYURVEDA. Esta prática ensina nos a cuidar tanto do corpo como da mente. Uma pessoa pode ser essencialmente “vata” (“ar”), “pitta” (“fogo”) ou “kapha” (“terra”).
O guia em que li isto diz: o símbolo de kapha é a terra, e é certo que é muito terrena. Além disso, é tranquila e tem muita resistência. Faz-lhe bem experimentar coisas novas, mas tem tendência para se manter agarrada às que conhece. Deve aprender coisas novas, como uma língua ou uma técnica, para estimular o cérebro. Mantenha o seu corpo em movimento da maneira que puder. Não deve ficar sentada diante da televisão. Em vez disso, vá ate ao cinema, escreva uma carta ou telefone a uma amiga.
O guia diz nos especificamente como cuidar da nossa pele; os alimentos que podemos comer e os que devemos evitar e que tipo de exercício nos convém, de acordo claro com o nossa dosha.
Consegui identificar-me. Sim, são definições e conceitos genéricos. Ok. Não interessa. É uma boa prática que não faz mal nenhum olhar e reflectir o que nos diz.

1 comentário:

  1. Olá!!!
    Entendo bem essa coisa de paralisação de transportes. Algumas linhas estão com carros destruidos, caindo aos pedaços, e mesmo assim continuam circulando... e quem anda é sofre, pois esses onibus vivem quebrando, a gente pagando passagem por uma viagem de péssima qualidade, e os donos da empresa só ganhando mais dinheiro. >:(

    Alguns carros já foram recolhidos. Esperamos que dê uma melhorada né...
    :)

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar