sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sexta-Feira 13

Com a proliferação da comunicação já é raro não saber o porquê da crença da azarada sexta-feira 13. Sim, porque ate o telejornal faz reportagens do assunto. Sinto-me deslumbrada com a capacidade dos nossos media. Ora, acredito que ainda muitos não saibam portanto tentarei resumir a história.

Começa com simbologia do número 13. Este é considerado de má sorte. Na numerologia o 12 é um número completo como vemos o número de meses no ano; no zodíaco também vemos os 12 signos. O treze é visto como um número irregular.

Sexta-feira. Esta também é considerada como o dia da semana de azar. Acredita-se que este pensamento surgiu com a morte de Jesus.

Portanto somando o número de azar com o dia de azar. Temos então o dia mais azarado de todos. Sexta-feira 13.

Depois há casos que podem ter originado esta superstição. Como quando a ordem dos templários foi considerada ilegal pelo Filipe IV de França, dando a origem a tortura, perseguições e acabando em execuções por heresia, tudo isto numa sexta-feira 13 (1307).

Outra possibilidade para esta crença está no facto de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

E muitos mais casos conseguem descobrir sobre este dia azarado. Portanto, feliz dia azarado. :P

Sem comentários:

Enviar um comentário