terça-feira, 5 de março de 2013

As raparigas que sonhavam ursos

 
Sei que a tendência é gostar dos livros que escolho para ler. Sim. É um facto. Vario entre o gostar muito, o gostar e o gostar assim assim.
 
Mas não é que veio este sr livro, que até diz que ganhou um World Fantasy Award, estragar aqui o esquema da coisa.
 
Uma coisa é certa. Nunca mais julgo um livro pela capa.
 
Conclusão. DETESTEI este pequeno. Não há ponta que se lhe pegue. Não é a escrita, que até é um pouco confusa no início mas que adaptamo-nos. Mas a história em si não dá com nada. Pode até ser uma questão de gostos, mas eu que até sou muito de "impingir" livros às pessoas, isto é, se sei que alguém lê e se eu gostar muito de um livro, quase que obrigo quem passa por mim a ler também.
 
Ora, desde o início da trama que a miúda que perdeu a mãe em criança, é violada pelo pai, engravida várias vezes. O pai vai à bruxa para ela ir abortando. Depois matam o pai. É violada outra vez por um bando de rapazes. Engravida outra vez. Tenta suicidar-se mas em vez de morrer vai para o "seu céu" onde convive com ursos que não são ursos. Depois o tempo passa e arrasta-se a coisa no livro. E as filhas já são crescidas e o homem pelo qual a protagonista se interessou acaba por pedir a mão da filha em casamento e blá blá blá e não há final feliz.
 
Meus filhos e minhas filhas, eu sou a pessoa mais adepta de que não existem finais felizes e quando há é porque a história está inacabada. Mas, pelo amor de deus. Não Não e Não.
 
Eu espero por tudo ser das poucas pessoas a ler o livro e a ficar traumatizada. Eu levei quase 3 semanas a ler esta besta porque até tinha medo de pegar e ler mais um pouco das imagens que me surgiam sempre que lia as atrocidades que nas quase 400 páginas de tortura iam.
 
Não tem lógica.
 
E se o livro tiver uma lógica qualquer subjacente que eu não tenha apanhado por burrice ou por cegueira, digam-me.
 
Mas o meu conselho é mesmo FUJAM deste pequeno se passarem por ele.
 
Pronto, é só. Não gostei.
 
Kiss* TS

2 comentários:

  1. obrigado pela dica! Realmente com um enredo assim pergunto-me quem terá inventado que este livro merecia o world Fantasy Award...

    Talvez o autor do mesmo? xD

    Beijinhos :3

    ResponderEliminar
  2. Pois. Sou como tu quando leio um livro fico sempre à espera de um final feliz e mesmo que não o tenha ao menos que a história seja interresante e consistente. Mas nesse caso parece que está tudo mal. :(

    bjs

    ResponderEliminar