domingo, 29 de setembro de 2013

Seis Suspeitos

(Wook)

Seis Suspeitos, é um livro da autoria de Vikas Swarup, mais conhecido pela sua obra Slumbdog Billionaire, adaptada ao cinema, ganhando inclusivé vários óscares da academia.
 
Este livro reveste a forma de policial e na capa fazem uma comparação à rainha dos policiais, Agatha Christie (que nos ofereceu a personagem do Poirot que, eu pessoalmente, gosto muito).
 
A história começa com um crime (como todos os policiais, supostamente), e na cena do crime são apurados seis suspeitos (yep, encontraram um bom título para a obra).
 
A partir daqui, o autor apresenta capítulo a capítulo cada um dos personagens, e cada um deles, tem um forma de escrita que os diferencia. Através de chamadas, diários, narrativas, entre outros.
 
Apresenta as razões de cada um para matar a vítima (que mereceu morrer) e leva estes capítulos personalizados até ao momento da morte.
 
Ou seja, transporta-nos quase em seis histórias diferentes, seis personagens, que se entrecruzam na sociedade onde se inserem.
 
A história tem o seu espaço na Índia. E, na minha opinião, não conhecendo pessoalmente o país, penso que esta história faz uma dura crítica à sociedade indiana, na atualidade.
 
O autor serviu-se de uma obra que iria ter algum impacto no mundo, por ter tido o sucesso que teve com a outra obra. E descreve-nos o que se passa lá.
 
Conclusão:
 
Não sou a maior fã de policiais. Não adorei o livro. E não sei se isso foi por não ser fã. Ou se não estava com disposição para leituras.
 
Mas para quem gosta de policiais, o livro tem uma estrutura interessante. E ler um livro, seja ele qual for, é sempre melhor que não ler livro algum.
 
 
Kiss* TS

Sem comentários:

Enviar um comentário